quinta-feira, 28 de setembro de 2023

No dia de São MIguel

São Miguel, meu patrão Me diga então qual é o caminho? _ah, o caminho mais nobre A gente descobre Ao caminhar sozinho. Mas, São Miguel Não é muito cruel Não saber pra onde ir? -Mas caminhe, só comece o caminho aparece assim que você partir Em horas de prece, eu converso com meu anjo protetor. E hoje é dia de São Miguel, Michael, Michel e todas as variantes em vários idiomas. Este nome tem se tornado um dos nomes mais populares não somente no Brasil, em que aparece no topo dos nomes mais registrados ultimamente, mas também no exterior: Michael nos Estados Unidos e na Irlanda figura entre os vinte nomes mais populares. O nome Miguel ( e seus derivados em outros idiomas) é um nome que origem no Hebraica, Mikael, que em aramaico é Mīkhāʼēl , que significa “quem é como Deus?” Este nome teofórico pode ser lido como uma pergunta retórica, cuja resposta seria “ninguém é igual a Deus (EL). Em Latim a pergunta é Quis ut Deus? No entanto, o nome Miguel também é interpretado como “Aquele que é semelhante a Deus.” Na infância, eu devia ter uns 4 anos, meu primo foi convidar meu irmão mais velho para sair para pescar e como argumento disse “Vamos, o Miguel também vai¹”. Eu, ouvindo a conversa, disse “Eu”?. E ele, “Você pensa que só tem um Miguel no mundo, é o Miguel da Cristina” ao qual respondi que eu era o Miguel da Cristina, pois minha mãe também era Cristina. Aprendi que não havia somente um Miguel , nem somente uma Cristina no mundo, mas estes nomes eram especiais e continuam especiais até hoje. Sempre gostei muito do meu nome e quando criança achava que tudo que tinha Miguel no nome estava relacionado comigo, até o Bairro São Miguel no interior de Campo Alegre. Os nomes de poetas, escritores, políticos tudo a ver. Ate hoje, porém é um nome especial. Nas cidades em que visito quando sei de uma igreja São Miguel, procuro conhecer. Nas lembranças, entre tantas, estão San Miguel de Tucuman da Argentina, Saint Michael Cathedral em Toronto e Michelsneukirchen na Alemanha, de boas inspirações. Que São Miguel continue nos protegendo e inspirando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário