sábado, 18 de dezembro de 2010

Have you heard the owl hooting? / Você já ouviu a coruja piar?

VOCÊ JÁ OUVIU A CORUJA PIAR? HAVe yOU HeARd tHe Owl HOOtIng?
Miguel nenevé - Rose Siepamann

São Paulo 2010

HAVE YOU HEAR THE OWL HOOTING?
/ VOCE JA OUVIU A CORUJA PIAR ? (Miguel Nenevé e Rose Siepamann)


O escritor canadense de renome internacional, Cyril Dabydeen  escreveu:

Estas histórias seguem a melhor tradiçao da escrita brasileira e sul-americana e fazem a gente lembrar do guatemalteco Augusto Monterosso, na categorizaçao assombradamente memorável e o conjunto de símbolos como metáforas que cintilam com a naturalidade orgânica das histórias , a sua autencidade e a interioridade da narração manifestada na melhor tradiçao poética. Realmente as histórias são mais jornadas surreais ao entrelaçar o tempo e o espaço no seu cenário essencial que se pode ver em cada sentença. “ Have you heard the owl hooting ? Voce já ouviu a coruja piar?” é uma trabalho de tecitura que versa sobre a severa realidade de vida das pessoas , sua doçura e suas fraquezas sem iguais.
   (Cyril Dabydeen, contista e romancista canadense, premiado no Canadá e na Inglaterra)

A poeta canadense Penn Kemp, escreveu:

Miguel Nenevé and Roseli Siepamann  distill the existential nature behind seemingly ordinary events into a clarity of perception that brings his native Brazil to life in all its complexity.  Their narratives reveal characters out of time, but rooted in local specificities of place that reverberate throughout this collection. Their descriptive vignettes, each self-contained, relate their story not only by what they tell but by what they portray of fauna, flora and personae. … With gentle, unmoralizing humanity, Nenevé  and Siepamann elucidate the conflicts of class and culture.  They deftly handle the themes of back country versus city life, of nostalgia and loss.

Miguel Nenevé e Rose Siepamann destilam a natureza existencial que está atrás dos eventos aparentemente simples dentro de uma clareza de percepção que dá vida a sua terra natal, com toda a sua complexidade. A sua narrativa revela personagens fora do tempo, mas enraizados em particularidasdes de espaço que reverberam por toda a coleçao de contos. As suas vinhetas descritivas, densas, com poucas palavras, retam as histórias não somente pelo que elas contam da fauna e flora e as personagens.
Nenevé and Siepamann elucidam os conflitos de classe e cultura. Eles trabalham com profundeza os temas do interior do país em contraposiçao com a cidade, a nostalgia e a perda.

(Penn Kemp, poeta e ensaista. Escritora residente da Universidade de Western Ontario, Lonodn, Canada)

O crítico literário de Georgetown, Terry Laurence escreveu: “outstanding Brazilian Literature.”









Nenhum comentário:

Postar um comentário